Xano Silva é o novo Treinador Principal dos Juniores

Entrevista

O GD Samora Correia apresenta Xano Silva como o Treinador Principal da equipa de Juniores para a próxima época desportiva.

Alguns anos após sair do clube, acontece este regresso, agora para orientar a equipa Júnior. Como aconteceu?

Após terminar a minha ligação ao Vilafranquense, as pessoas do clube mostraram logo de imediato muito interesse no meu regresso a uma casa que conheço desde sempre e que saí em 2016. Após um período de reflexão em relação ao que faria sentido para o meu futuro, quer a nível desportivo quer do ponto de vista familiar/profissional, e depois de falar com as pessoas sobre o projecto e o que pretendiam para o clube, tudo ficou mais fácil, as ideias e objectivos estavam perfeitamente alinhados de ambas as partes.

Tendo sido formado na Murteira, como é para ti regressar à casa que te viu crescer?

É um sentimento especial, poder voltar ao clube da minha terra, o meu clube de coração e que tanto contribuiu positivamente para a minha formação desportiva e acima de tudo pessoal com os valores que sempre me transmitiram nos anos que passei ao serviço do clube enquanto jogador e depois como treinador. Nunca escondi que gostaria de voltar um dia ao GDSC e que tenho uma enorme vontade e ambição de desenvolver um trabalho que permita ao clube atingir outros patamares, porque tem condições para isso, e seria também uma forma de demonstrar todo o meu agradecimento e “pagar” a este clube tudo o que me deu.

Como encontras-te o clube neste regresso?

Encontrei um clube em transformação, que com pequenos passos mas muito sustentados quer despertar para outras realidades, um clube que quer ser referência no panorama distrital e que tem a ambição de atingir patamares mais elevados, e na verdade foi esse sinal positivo de transformação e ambição que teve um peso determinante para a minha decisão, senti confiança e vontade de trabalhar do outro lado da mesa e para mim isso é meio caminho andado para se poder atingir coisas importantes.

Nomeado como treinador principal da equipa de Juniores, equipa essa que tem sido referência nos últimos anos no clube, o que antevês na próxima época?

Aquilo que antevejo será mais um desafio entusiasmante mas muito exigente, num escalão em que para alguns jogadores será a transição do período de formação para o contexto sénior e existe também essa responsabilidade acrescida de lhes dar as ferramentas necessárias para conseguirem realizar esse salto e estarem preparados para um contexto sénior, mas é importante perceber que se queremos ter uma grande percentagem de jovens da formação capacitados para atingirem o patamar sénior, temos que ter alguns padrões de exigência quer em treino quer em competição. O escalão de Juniores é o patamar máximo no trajecto do futebol de formação e há até quem considere como o ano zero do escalão sénior e tendo em conta as dificuldades económicas que o futebol em Portugal atravessa, defendo que é vital conseguir-se tirar o maior proveito dos jogadores que vêm da formação, e nesse capítulo os treinadores que ao longo dos anos se cruzam com os jovens têm um papel essencial para que ano após ano os clubes consigam ter uma percentagem cada vez maior de atletas jogadores nos seus quadros seniores. O objectivo para a época passará sobretudo por tentar construir uma equipa equilibrada que nos dê garantias para se realizar um trabalho de qualidade em treino, que cative e entusiasme atletas que estão numa idade em que existem tantos outros interesses que não apenas o futebol, para que sejam assíduos, focados e dessa forma conseguirmos transportar todo esse trabalho para os jogos, queremos lutar por todas as competições em que participarmos pois acredito que só dessa forma teremos na época seguinte jogadores preparados para integrar um escalão de seniores. Será sem dúvida um campeonato disputado em que sabemos de antemão que teremos pela frente alguns crónicos candidatos, mas o Grupo Desportivo Samora Correia quer e terá certamente uma palavra importante a dizer.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter